Actividades em Fafião - GR50
O projeto mais recente de ADERE, a Grande Rota 50, é uma rota na borda do Parque Nacional que compreende mais de 260 km, a vila de Fafião é um dos lugares de passagem e dada a sua localização estratégica, um dos lugares-chave para abrigar todos aqueles que o viajam. Sua rota começa em Castro Laboreiro e termina no outro extremo do Parque Nacional, em Tourém.
PR01 Trilho do Pão e do Azeite
Criado em 2019, a Pequena Rota de Fafião é um trilho acessível a quase todos, compreende 12 quilómetros à volta da aldeia. passa em quase todos os locais de visita obrigatória criados pelo povo ou naturais. Fazem parte deste trajeto o Lagar do Azeite, o Fojo do Lobo, o moinho da Cancela, a zona de cultivo de Fafião conhecido como a Beiga,o ecomuseu, as antigas eiras do povo, a ponte da pigarreira, o Rio Conho e o Rio Fafião, na sua parte mais árdua abraça o maciço granítico conhecido como a Roca do Touro, a não perder este trilho fabuloso.
O Trilho da Vezeira
Este é um dos trilhos homologados pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, com 25 quilómetros sai da aldeia de Fafião e percorre quase toda a extensão de território no interior do Parque nacional pertencente às vezeiras. Pelo caminho podemos contemplar os maiores maciços graníticos da região, um vale profundo repleto de lagoas e cascatas, prados onde repousa o gado e tudo isto através de um trilho tosco, antigo, marcado pelos pastores com mariolas. É o mais duro e mais belo trilho de Fafião.
O Trilho do Lobo
Embora não ultrapasse 2 quilómetros o trilho do Lobo foi uma construção do povo de Fafião não apenas para ligar o Fojo do Lobo ao Miradouro mas para ficar na memória o trilho que percorria antigamente a própria espécie, curiosamente poucos dias após a inauguração oficial deste pequeno trecho o próprio lobo deu o ar da sua graça mostrando que o homem pode ser ajudar na limpeza dos seus traçados.