loader image

Atividades em Fafião

Actividades em Fafião - GR50

O projeto mais recente de ADERE, a Grande Rota 50, é uma rota na borda do Parque Nacional que compreende mais de 260 km, a vila de Fafião é um dos lugares de passagem e dada a sua localização estratégica, um dos lugares-chave para abrigar todos aqueles que o viajam. Sua rota começa em Castro Laboreiro e termina no outro extremo do Parque Nacional, em Tourém.

PR01 Trilho do Pão e do Azeite

Criado em 2019, a Pequena Rota de Fafião é um trilho acessível aquase todos, compreende 12 quilómetros à volta da aldeia. passa emquase todos os locais de visita obrigatória criados pelo povo ounaturais. Fazem parte deste trajecto o Lagar do Azeite, o Fojo do Lobo, omoinho da Cancela, a zona de cultivo de Fafião conhecido como a Beiga,o ecomuseu, as antigas eiras do povo, a ponte da pigarreira, o RioConho e o Rio Fafião, na sua parte mais árdua abraça o maciço graníticoconhecido como a Roca do Touro, a não perder este trilho fabuloso.

O Trilho da Vezeira

Este é um dos trilhos homologados pelo Instituto de Conservação daNatureza e das Florestas, com 25 quilómetros sai da aldeia de Fafião epercorre quase toda a extensão de território no interior do Parquenacional pertencente às vezeiras. Pelo caminho podemos contemplar osmaiores maciços graníticos da região, um vale profundo repleto delagoas e cascatas, prados onde repousa o gado e tudo isto através deum trilho tosco, antigo, marcado pelos pastores com mariolas. É o maisduro e mais belo trilho de Fafião.

O Trilho do Lobo

Embora não ultrapasse 2 quilómetros o trilho do Lobo foi umaconstrução do povo de Fafião não apenas para ligar o Fojo do Lobo aoMiradouro mas para ficar na memória o trilho que percorriaantigamente a própria espécie, curiosamente poucos dias após ainauguração oficial deste pequeno trecho o próprio lobo deu o ar dasua graça mostrando que o homem pode ser ajudar na limpeza dosseus traçados.